Destaques

 / 

Notícias ACIB

Call Tourism | Candidaturas abertas para investimento em projectos na área do turismo

07 Out 2020
Estão abertas, até 08 de Janeiro, as candidaturas à Call Tourism, uma parceria entre a Portugal Ventures e o Turismo de Portugal, para investimento em projectos tecnológicos e não tecnológicos na área do turismo, com base em capital de risco.

Esta iniciativa tem por objectivo impulsionar a retoma do sector turístico nacional, identificando projectos que contribuam para a competitividade da oferta turística, que melhorem a experiência do turista em Portugal ou que promovam a eficiência das empresas do sector.

Requisitos de elegibilidade para as empresas
As empresas constituídas e a constituir, têm que cumprir os seguintes requisitos:
   • Têm de estar localizadas em Portugal (continental e ilhas).
   • As empresas constituídas têm que estar em fase Startup, Early Stage ou Growth, que tenham até ao momento do investimento menos de 7 exercícios completos, desde a data de início de actividade.
  • Não podem consideradas “empresas em dificuldade”, na acepção do Regulamento (EU) 651/2014, de 16 de Junho. Incluem-se operações de consolidação e excluem-se operações de reestruturação.
  • Ter contabilidade organizada, situação económico-financeira equilibrada e a situação regularizada perante a Administração Fiscal e a Segurança Social.
 • Têm que cumprir as condições legais necessárias ao exercício da respectiva actividade, nomeadamente encontrarem-se devidamente licenciadas para o efeito, assim como devidamente regularizadas em matéria de registo no Registo Nacional do Turismo.
  • Apresentar uma equipa multidisciplinar que assegure as necessidades de gestão do projecto.
 • E que contribuam para os benefícios associados aos ODS – Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ESG – Environmental Sustainable Governance) apresentando soluções que promovam:
      - A desmaterialização de processos e serviços (exemplo: appkey em vez de chave-cartão, copos de vidro, dispensadores de amenities em vez de monodoses, etc.).
      - A reciclagem, reutilização e redução de resíduos (recicláveis e bio resíduos).
      - A integração de energias limpas (exemplo – painéis solares).
      - A eficiência energética (ao nível dos equipamentos, dos processos e dos materiais – redução de perdas de calor, equipamentos eficientes, etc.).
     - A eficiência hídrica (sistemas de redução/gestão eficiente de caudais, aproveitamento de águas, circuitos integrados ou circulares de águas,).
   - A Mobilidade Inteligente (parcerias com agentes locais, disponibilização de equipamentos ecofriendly = mobilidade suave, etc.).

Sectores elegíveis
   • Tecnológicos: Inteligência artificial; Realidade virtual e aumentada; Internet of Things; Electrónica; Mobile; Clean Tech; Marketplaces; Robótica; Software ou hardware que melhore a experiência turística ou que contribua para uma operação mais eficiente.
   • Não Tecnológicos: Hotéis design, Hotéis Boutique, Eco Resorts e similares; Alojamentos inovadores (glamping, barcos casa e similares); Operadores Turísticos; Parques Temáticos; Turismo náutico, turismo equestre, gastronomia e enoturismo; Empresas de animação turística.
 
Candidaturas/Informações
Para apresentar candidaturas ou obter mais informações, aceda ao site da Portugal Ventures.

 
  Partilhar
 
 
Dinamizar as relações comerciais entre os associados da ACIB, através da implementação de uma rede de trocas e fluxos comerciais entre os associados.
A Rota do Comércio é um directório que lhe permite conhecer o comércio existente no Concelho de Anadia.
Fácil, intuitivo e prático este portal ajuda-o a...
O Guia do Comerciante é um documento que compila toda a legislação referente à actividade comercial, bem como fornece informações e dicas sobre...
A Dinâmica Magazine é uma publicação semestral, de distribuição gratuita, cujo objectivo é levar aos empresários e entidades da Bairrada...