Destaques

 / 

Notícias ACIB

Medidas de apoio ao sector social e solidário

11 Fev 2021
O Governo lançou um conjunto de medidas de carácter extraordinário, temporário e transitório, destinadas ao sector social e solidário, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica causada pela COVID-19.

A Portaria n.º 28/2021 retoma um conjunto de medidas de apoio às instituições particulares de solidariedade social e entidades equiparadas, que passam pela manutenção da comparticipação financeira da segurança social, por referência ao mês de Fevereiro de 2020, nas respostas sociais com actividades suspensas, bem como nas respostas sociais residenciais para pessoas idosas e pessoas com deficiência. Em contrapartida, as instituições devem manter todos os trabalhadores, bem como a totalidade das respectivas retribuições, sob pena de devolução das comparticipações recebidas, não podendo fazer cessar contratos de trabalho, ao abrigo de modalidades de despedimento colectivo ou despedimento por extinção do posto de trabalho.

Associada à referida comparticipação é estabelecida a redução do valor das comparticipações familiares com base na revisão do cálculo de base, em pelo menos 40%, durante a suspensão das respostas sociais comparticipadas, e tendo em conta as alterações das circunstâncias, nomeadamente os rendimentos dos agregados familiares por referência ao mês anterior.

A redução estabelecida pelas instituições é aplicável à compensação financeira da segurança social devida pela gratuitidade de creche.

É restabelecida, também, a domiciliação do apoio social nas situações em que se revele necessário (centros de dia com actividade suspensa) e a respectiva majoração no valor correspondente à diferença da comparticipação da resposta de centro de dia para a de serviço de apoio domiciliário, até ao limite máximo de serviços prestados a 100%.

A portaria prevê o diferimento de pagamentos ao Fundo de Restruturação do Sector Solidário e prorroga até 30 de Junho o prazo para apresentação das contas relativas ao ano de 2020 aos serviços do Instituto da Segurança Social.

O governo prolonga até 30 de Junho de 2021 a vigência da Linha de Apoio ao Sector Social Covid-19 e prevê o reforço das equipas de intervenção rápida para apoio imediato na contenção e estabilização de surtos da doença COVID-19 em estruturas residenciais para pessoas idosas e em outras respostas residenciais similares.

Prevê-se, igualmente, a reactivação e o reforço da dotação do Programa Adaptar Social +, para apoio à aquisição de equipamentos de protecção individual, e na proporção do número de residentes nos lares e estruturas residenciais para idosos e pessoas com deficiência.
 
  Partilhar
 
 
Dinamizar as relações comerciais entre os associados da ACIB, através da implementação de uma rede de trocas e fluxos comerciais entre os associados.
A Rota do Comércio é um directório que lhe permite conhecer o comércio existente no Concelho de Anadia.
Fácil, intuitivo e prático este portal ajuda-o a...
O Guia do Comerciante é um documento que compila toda a legislação referente à actividade comercial, bem como fornece informações e dicas sobre...
A Dinâmica Magazine é uma publicação semestral, de distribuição gratuita, cujo objectivo é levar aos empresários e entidades da Bairrada...