Destaques

 / 

Notícias ACIB

Micro e PME vão poder suspender contratos de serviços essenciais até 60 dias

10 Mai 2021
As micro e PME vão poder suspender contratos de fornecimento de água, gás, energia e comunicações electrónicas, sem pagamento de novas taxas e custos, por um período máximo de 60 dias.

O parlamento aprovou, a 23 de Abril, um diploma que possibilita às micro e pequenas empresas que estejam encerradas ou em crise, devido à COVID-19, pedirem a suspensão de contratos de fornecimento de serviços essenciais sem penalizações, independentemente de cláusulas de fidelização ou outras, sem pagamento de novas taxas e custos.

Para efeitos desta suspensão, o diploma considera crise empresarial uma situação em que se verifique uma quebra de facturação igual ou superior a 25%, no mês civil completo imediatamente anterior ao mês civil a que se refere o pedido de suspensão, face ao mês homólogo do ano anterior ou do ano de 2019, ou face à média mensal dos seis meses anteriores a esse período.

Para quem tenha iniciado a actividade há menos de 24 meses, a quebra de facturação referida no número anterior é aferida face à média da facturação mensal entre o início da actividade e o penúltimo mês completo anterior ao mês civil a que se refere o pedido de suspensão.

A suspensão de contratos pode ser desencadeada por um período máximo de 60 dias, não renovável.

No caso de empresas cujas instalações estejam sujeitas a encerramento por determinação legal ou administrativa adoptada no âmbito das medidas de controlo da Covid-19, o período de suspensão dos contratos de fornecimento pode ser estendido enquanto se mantiver a referida medida de encerramento.

O tempo que durar a suspensão não pode ser considerado como período de execução do contrato para efeitos do cumprimento do período de fidelização.
 
  Partilhar
 
 
Dinamizar as relações comerciais entre os associados da ACIB, através da implementação de uma rede de trocas e fluxos comerciais entre os associados.
A Rota do Comércio é um directório que lhe permite conhecer o comércio existente no Concelho de Anadia.
Fácil, intuitivo e prático este portal ajuda-o a...
O Guia do Comerciante é um documento que compila toda a legislação referente à actividade comercial, bem como fornece informações e dicas sobre...
A Dinâmica Magazine é uma publicação semestral, de distribuição gratuita, cujo objectivo é levar aos empresários e entidades da Bairrada...