Destaques

 / 

Notícias ACIB

Novos órgãos sociais da ACIB

23 Nov 2021
Os novos corpos sociais da ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada para o próximo triénio tomaram posse a 22 de Novembro, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.

A cerimónia de tomada de posse foi precedida de uma palestra com o tema: A recuperação do negócio neste Novo Pós-Pandemia, na Região da Bairrada e no resto do País. Florbela Borges, Managing Director da Multidados, apresentou as conclusões de um estudo efectuado com o objectivo de aprofundar como empresas e consumidores estão a reagir aos efeitos da pandemia e às expectativas do regresso à actividade social e económica.

Este estudo incidiu sobre seis sectores que se identificaram como os que sofreram maior impacto em tempos de pandemia: Hotelaria, Viagens, Restauração, Retalho não Alimentar, Eventos e Transporte / Logística. Das conclusões do estudo destacam-se a adesão massiva a apoios por parte das empresas inquiridas, sendo que estes foram considerados manifestamente insuficientes. Do lado das empresas, o volume de negócios reduziu drasticamente, o que corresponde a uma significativa redução face ao consumo confirmada pelos consumidores. Do lado dos consumidores, destaca-se o facto de 36,1% afirmarem que a economia do país irá demorar dois anos a recuperar.

De seguida, interveio Jorge Pato, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que destacou algumas medidas do município para apoiar as empresas e famílias a minimizar os efeitos da pandemia. Assim, de acordo com o autarca, foram apoiadas 74 empresas, o que garantiu cerca de 140 postos de trabalhos no concelho. Jorge Pato destacou ainda o protocolo celebrado com a ACIB, que permite a disponibilização de mais serviços aos empresários e que ajuda a Associação. O vice-presidente da autarquia referiu também a atitude de permanente disponibilidade para os empresários por parte do município e dos seus responsáveis.

A terminar a palestra, seguiu-se a intervenção de Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, que também destacou as medidas deste município para apoiar as empresas durante a pandemia: redução de custos e apoios financeiros; lançamento do cartão Sentir Anadia para fidelizar os consumidores e da plataforma Comprar em Anadia para potenciar as vendas online do comércio local. O autarca terminou a intervenção referindo ser necessário apostar num trabalho supra municipal para a região da Bairrada ganhar escala.

Após a palestra, os novos órgãos sociais tomaram posse, com Renato Almeida, da empresa Volumes ao Cubo, a ser reconduzido como presidente da ACIB. No seu discurso, Renato Almeida reforçou a ideia das dificuldades das empresas durante estes últimos dois anos devido à pandemia de COVID-19, referindo a importância das medidas dos municípios para minimizar essas mesmas dificuldades.

O presidente da ACIB fez um balanço do anterior mandato, explicando que existiu uma reorganização dos serviços da Associação, de forma, aos mesmos serem mais eficazes e eficientes na resposta aos associados e a ACIB tornar-se um elo de ligação para resolver os problemas e as necessidades das empresas.

Consulte AQUI a constituição dos novos órgãos sociais.

 
  Partilhar
 
 
  Download
 
Dinamizar as relações comerciais entre os associados da ACIB, através da implementação de uma rede de trocas e fluxos comerciais entre os associados.
A Rota do Comércio é um directório que lhe permite conhecer o comércio existente no Concelho de Anadia.
Fácil, intuitivo e prático este portal ajuda-o a...
O Guia do Comerciante é um documento que compila toda a legislação referente à actividade comercial, bem como fornece informações e dicas sobre...
A Dinâmica Magazine é uma publicação semestral, de distribuição gratuita, cujo objectivo é levar aos empresários e entidades da Bairrada...