Associado | HegiSantos
Entrevista ASSOCIADO : Rui Santos (Hegisantos)
Como surgiu e qual o percurso percorrido pela Hegisantos ao longo dos anos?
Fundada em 1995 pelo meu pai, Francisco António Fernandes dos Santos, teve o seu percurso na área da Higiene Profissional até 2019 sempre com o conceito de venda para IPSS, INDÚSTRIA E HOTELARIA. Sistema de Higiene para Uso profissional que requer por exemplo venda de Equipamentos para Lavandarias ou Cozinhas Industriais.
Em Maio/2019 iniciamos atividade da 1ª empresa do Grupo Star Santos com objetivo de servir os clientes da Hegisantos com soluções de equipamentos industriais.
Mais tarde em Fevereiro de 2020, com tinhamos a recente Starsantos para os Equipamentos então “lembramo-nos” de juntar isso aos Produtos Limpeza Profissional que temos da Hegisantos e começar o nossos projeto da Hegisx – Lavandaria Industrial, que está sediada na Zona Industrial do Paraimo em Sangalhos, ou seja, Máquinas por uma empresa, produtos por outras e formou-se um serviço único e que falta havia na região de Aveiro.
Depois em Março de 2021 foi-nos proposta a compra de uma empresa da área de Ortopedia, HSMED, dado que na Hegisantos seu maior leque de clientes (70%) são IPSS então aceitamos este novo desafio porque complementa muito bem a nossa oferta comercial. Em resumo temos hoje:
Hegisantos – Produtos de Higiene e Limpeza, Lda – Novembro 1995
Starsantos – Máquinas e Equipamentos, Lda – Maio 2019
Hegisx – Serviços de Lavandaria Industrial, Lda – Fevereiro 2020
HSmed – Produtos Médicos e Ortopédicos, Lda – Março 2021
Quais as maiores dificuldades que reconhece existirem para a vossa empresa, na actual conjuntura económica, e quais as medidas tomadas para as ultrapassar?
Se repararmos bem, falamos em dificuldades todos os dias das nossas vidas, desde que tenho uma vida profissional ativa, ouço falar em dificuldades – Mas nunca ouvimos falar em oportunidades.
Nenhum negócio sofre para fechar amanhã, como não abre hoje e dá frutos no dia seguinte, tudo tem o seu tempo e são os obstáculos que nos fazem crescer e tornar as empresas diferenciadas umas das outras.
Tudo tem dificuldades como tudo tem oportunidades e a pandemia soube-nos mostrar bem a evidência disso. Se fizéssemos tanto quanto aquilo que nos queixamos, teríamos menos tempo para nos queixarmos.
Há uma frase que gosto de ler vezes sem conta “Quem não luta para ter o que QUER, deve aceitar o futuro que VIER”.
O que diferencia a vossa empresa de outras do mesmo ramo?
Uma diferença evidente é a prontidão, o serviço e o respeito sobre todas as transações que fazemos, sejam com clientes, sejam com fornecedores.
Depois, hoje, somos já um Grupo de empresas que em plena pandemia decidiu apostar em diversificar o negócio, criando como é conhecida a primeira grande Lavandaria Industrial para a Região de Aveiro.
Este projeto iniciou em Fevereiro de 2020, quando tudo estava já prestes a parar e continuou, especializou-se, teve as suas dificuldades, mas foram essas dificuldades que nos fizeram ver grandes oportunidades e hoje temos um lindo projeto, único com números interessantes e a servir as melhores Instituições da nossa região.
Que previsão e projectos têm para o futuro?
De momento é mesmo consolidar a Grupo, tivemos forte investimento que ascenderam quase a meio milhão de euros nos anos 2020 e 2021, pelo que agora temos de deixar fluir o negócio para que os resultados apareçam.
Estamos num bom caminho e temos um grupo de empresas com comércio e serviços únicos em Portugal neste tipo de atividade de Higiene e Limpeza, pelo que esse é o nosso grande motivo de orgulho.
Em que medida considera importante o trabalho de uma associação no apoio às empresas suas associadas?
Importantíssimo, na medida que associação deve trazer aos seus associados informações sobre o seu setor de atividade, mais até leis e regras, porque nós com tanto empenho que estamos na nossa atividade não conseguimos estar atentos a determinados pormenores: Projetos financiados, Legislação nova, apoio jurídico, negociação em massa..