ASSOCIADO | SACOPLEX
Entrevista ASSOCIADO : Mariana Carvalho (SACOPLEX)
Como surgiu e qual o percurso percorrido pela vossa empresa ao longo dos anos?
O projeto Sacoplex – Indústria de Impressão de Sacas Plásticas, surgiu em 1988, pela mão do meu avô Joaquim Carvalho, um economista visionário que estudou o mercado e, concluiu que no sector da embalagem havia na altura, muita procura e pouca oferta e, perante estas circunstâncias, a nível individual iniciou este projecto, juntamente com o seu braço direito, a minha avó Margarida.
O meu pai, Paulo Carvalho, que trabalhou desde sempre com os meus avós e, mais ligado à parte comercial, verificou uma procura crescente de sacos de papel e, em 2004 decidiu criar a Sacoplex – Comércio de Embalagens, focando-se essencialmente neste segmento, no sentido de alargar as opções de compra e expandir o leque de clientes de norte a sul de Portugal.
Já com uma visão expansionista e, juntamente com a minha mãe, Mónica Martins, elevaram a empresa a níveis consideráveis e em 2011, sentiram a necessidade de construir novas infraestruturas e, apostaram na criação de uma loja online para dar resposta às necessidades dos clientes. Apostando sempre no crescimento sustentado, a Sacoplex tornou-se numa referência no mercado nacional e iniciámos o processo de internacionalização. Em 2015, iniciámos uma 2a fase de expansão das nossas infraestruturas e aumentamos a nossa capacidade produtiva, com a aquisição de novas máquinas e equipamentos.
No período pós pandemia, adquirimos um terreno extenso a pensar já, a longo prazo e, criámos um polo em Espanha abrindo assim portas a novos mercados.
No passado mês, celebrámos 35 anos de existência juntamente com a família Sacoplex, colaboradores, clientes, fornecedores e amigos, todos peças fundamentais neste que tem sido um percurso de trabalho, aprendizagem e crescimento!
Quais as maiores dificuldades que reconhece existirem para a vossa empresa, na actual conjuntura económica e que medidas tomam para as ultrapassar?
As dificuldades mais evidentes são, as oscilações de preço das matérias- primas, que exigem um ajuste constante, do preço dos produtos. E, a intensa legislação, criada na área da embalagem, com a implementação de variadas taxas obrigatórias, nem sempre bem esclarecidas.
Somos uma empresa que desde sempre demonstrou ser resiliente perante as dificuldades.
Precavemo-nos perante as dificuldades estudando bem o mercado, informando-nos através das associações, abordando os assuntos internamente e impondo processos de melhoria após análise dos nossos planos financeiros e planos estratégicos.
O que diferencia a vossa empresa de outras do mesmo ramo?
Sentimos que trabalhamos todos para o mesmo objetivo. Melhorar a vida de cada um. Sejam clientes, sejam fornecedores, sejam colaboradores. Primamos pela entreajuda em todos os departamentos. Todos temos papéis importantes e ninguém é substituível, cada um deixa a sua marca e personalidade na empresa, daí o sentimento família.
O que nos distingue é a resposta que damos ao cliente, perante a qualquer tipo de necessidade há sempre uma solução para apresentar. Diferenciamo-nos, com valores muito intrínsecos, como a qualidade e rapidez, mas acima de tudo, a honestidade e o profissionalismo.
Que previsão e projectos têm para o futuro?
Sabemos das dificuldades económicas que enfrenta e enfrentará o país. No que toca a projetos, os gerentes são muito distintos e, por isso é que a Sacoplex tem crescido! Enquanto o meu pai é o visionário, a minha mãe é o equilíbrio. Todos os projetos serão tomados com precaução, mas com perfeita consciência que o investimento é sempre necessário. Estamos a desenvolver uma nova loja online, com produtos personalizados e temos em vista a construção de mais um pavilhão, no curto prazo, assim como a aquisição de novas máquinas, com o objetivo de aprimorar continuamente a qualidade dos nossos produtos.
A longo prazo, pretendemos automatizar todo o processo produtivo para sermos capazes de elevar a Sacoplex, na criação de um novo polo nacional e, um polo internacional de maiores dimensões.
Em que medida considera importante o trabalho de uma associação no apoio às empresas suas associadas?
Somos associados da ACIB há largos anos e, de uma forma contínua, sabemos da importância que é ter uma associação a acompanhar as necessidades da empresa, seja a nível legal, económico ou social, contribuindo para o crescimento não só empresa-associação, mas também empresa-associação-comunidade, expandindo os seus contactos e dando sempre resposta a qualquer tipo de questão.