ASSOCIADO | Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores

Entrevista ASSOCIADO :
Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores

Como surgiu e qual o percurso percorrido pela vossa empresa ao longo dos anos?

Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores (CSMAM), IPSS, cujas origens remontam aos anos 60, presta serviços à comunidade nas suas atuais instalações desse 2001. Desenvolve trabalho na área social, que se concretiza nas respostas sociais de Creche, Educação Pré-Escolar, Centro de Atividades dos Tempos Livres e Serviço de Apoio Domiciliário, prestando apoio a um total de 160 utentes.

Quais as maiores dificuldades que reconhece existirem para a vossa empresa, na actual conjuntura económica e que medidas tomam para as ultrapassar?

É do conhecimento de todos, que as IPSS atravessam muitas dificuldades financeiras e o CSMAM não é exceção, para contornar estes constrangimentos procuramos envolver a comunidade e manter uma gestão rigorosa.

O que diferencia a vossa empresa de outras do mesmo ramo?

A qualidade dos serviços prestados é o que nos norteia, mas também a humanização dos mesmos.

Na infância o projeto educativo “Fora de Portas” veio para ficar. As atividades dinamizadas em contexto exterior, passou a ser um espaço central de desenvolvimento, crescimento, partilha e aprendizagem para as nossas crianças.

No SAD diferenciamo-nos pelo alargamento de horário das 8h-24h e pela prestação de serviços diferenciados que procuram ir de encontro com as necessidades dos nossos clientes.

Que previsão e projetos têm para o futuro?

Foi aprovada uma candidatura PARES 3.0., para a construção de uma Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas com a capacidade de 30 utentes, Centro de Dia para 25 utentes e ainda o alargamento do Serviço de Apoio Domiciliário, que passará a abranger 55 vagas.

Foi igualmente aprovada uma candidatura no âmbito do PRR para o alargamento e requalificação da Creche. 

Em que medida considera importante o trabalho de uma associação no apoio às empresas suas associadas?

Consideramos importante o cumprimento de todos os requisitos com vista à prestação de serviços de qualidade nomeadamente a implementação do Sistema Preventivo de Higiene e Segurança Alimentar /HACCP, coordenado/supervisionado pela Eng.ª Rita Fonseca, técnica da ACIB, estamos muito satisfeitos pelo profissionalismo e rigor do serviço que é prestado bem como ao nível da formação administrada aos nossos colaboradores.