As empresas que queiram ver reconhecidos internacionalmente os seus investimentos em sustentabilidade têm agora disponíveis três novas normas, lançadas este ano pela ISO na área da economia circular: ISO 59004, ISO 59010 e ISO 59020.

Com o novo normativo, a ISO (International Organization for Standardization) pretende dotar as empresas de ferramentas que as orientem na adoção dos princípios da circularidade, conferindo-lhes garantias de transparência na prestação de contas, e permitindo-lhes cumprir de forma mais eficaz exigências regulamentares e reforçar a sua reputação junto de consumidores e parceiros de negócio em matéria de proteção ambiental.
 

Sobre que temas incide o novo normativo?

ISO 59004 centra-se na temática ‘Economia Circular – Terminologia, princípios e orientações para implementação’ e fornece uma matriz de intervenção geral, aplicável a qualquer tipo de empresas, ajudando-as a mapear o seu processo de transição para a utilização circular de recursos, em linha com os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas.

ISO 59010 tem o seu foco na ‘Economia Circular – Orientação para a transição de modelos de negócios e redes de valor’ e complementa a norma anterior, oferecendo diretrizes mais detalhadas sobre a avaliação dos atuais modelos de criação de valor, mapeamento de cadeias de valor, e desenvolvimento de estratégias para a circularidade.

ISO 59020, por seu lado, está direcionada para a ‘Economia Circular – Medição e avaliação do desempenho em circularidade’ e estabelece requisitos e orientações para as organizações medirem e avaliarem os resultados dos seus desempenhos em termos de economia circular.

Os novos padrões são complementares e fazem parte da família de normas ISO 59000, que se constituem como um roteiro para práticas empresariais ambientalmente sustentáveis, assentes numa utilização mais racional e circular de recursos.

Em termos de regulamentação europeia, a economia circular é um dos objetivos definidos para efeitos de reconhecimento de uma atividade económica como ambientalmente sustentável.