ASSOCIADO | Madeicentro

Entrevista ASSOCIADO: Madeicentro

Como surgiu e qual o percurso percorrido pela vossa empresa ao longo dos anos?

A Madeicentro, iniciou a sua atividade em outubro de 1976, sob a denominação de Coutinho & Marinhas Lda, tendo por objetivo a importação de madeiras exóticas, bem como a sua comercialização. Em 1982 foi alterada a denominação da firma para Madeicentro – Estância e Serração de Madeiras Exóticas, Lda.

Já em 1993 realiza um conjunto de investimentos conducentes a uma maior diversificação da sua atividade, tendo por base o interesse por parte de alguns clientes, dando assim início a uma nova era fase na vida da empresa, dedica-se à transformação da matéria-prima em produtos de valor acrescentado, como sejam soalhos, forros, lamparques, entre outros, criando a Divisão de Produto Acabado. Chegados a 2008, inicia–se a ampliação de instalações para a implementação de uma nova linha de fabrico, linha essa que entra em funcionamento, em 2010, dando assim ao início da fabricação do multicamadas marca Golden-Parquet.

Quais as maiores dificuldades que reconhece existirem para a vossa empresa, na atual conjuntura económica e que medidas tomam para as ultrapassar?

O setor das madeiras tem vindo ao longo dos anos a enfrentar alguns desafios, nomeadamente no que diz respeito à escassez de matéria-prima de origem nacional e agora internacional também, em fato devido ao aumento de incêndios florestais de grandes dimensões que todos os anos têm ocorrido, e também, com a entrada de determinadas espécies de madeira para a lista CITES, dificultando assim não só a sua importação mas encarecendo ainda mais todo o processo inerente desde a compra até à venda do produto final.

A par disto, enfrentamos o chamado desafio ambiental, onde com o recurso a pouca ou nenhuma madeira, se fabricam produtos que à primeira vista são facilmente confundíveis com madeira, mas não tem de fato nenhuma na sua composição.

A Madeicentro sendo uma empresa que se dedica à produção de produtos maioritariamente com composição de madeira, procura atempadamente assegurar ter um stock suficientemente abrangente para fazer face a situações mais delicadas que o mercado possa atravessar, assegurando assim a sua posição no mercado, com a qualidade que lhe é reconhecida e a fiabilidade de cumprir com os negócios fechados.

O que diferencia a vossa empresa de outras do mesmo ramo?

A Madeicentro é uma empresa moderna, utilizando na produção dos seus produtos matérias-primas criteriosamente selecionadas, os quais são concebidos com rigoroso controlo de qualidade efetuado por pessoal competente e apoiado na experiência de pessoas com mais de 40 anos a trabalhar madeira. O fato de termos uma quantidade significativa das mais variadas espécies de madeira em stock, nomeadamente, madeiras exóticas, dá-nos uma segurança maior, por perante adversidades que o mercado possa atravessar, poder satisfazer as necessidades que os nossos clientes nos possam vir a colocar.

Que previsão e projetos têm para o futuro?

Embora a procura por produtos derivados da madeira esteja em ascensão, torna-se importante reforçar que a indústria madeireira enfrenta, tal como referido atrás, alguns desafios no que diz respeito à busca de soluções inovadoras para garantir a sustentabilidade em suas práticas, esta é sem dúvida alguma uma mudança do qual não haverá retorno. Torna-se assim imperativo que nos saibamos adaptar e procurar novos produtos mais sustentáveis para responder às necessidades do mercado. Este é sem dúvida um dos caminhos que a Madeicentro terá de fazer.

Em que medida considera importante o trabalho de uma associação no apoio às empresas suas associadas?

A meu ver são inúmeros os domínios de atuação de uma Associação, que representa e defende a uma só voz, aqueles que são os legítimos interesses das empresas, cuja atuação, tem vindo a ser complementada com o fortalecimento da relação entre as empresas e a Associação, enquanto prestadora de serviços especializados. As associações são importantes dinamizadores da economia portuguesa, desempenham uma missão primordial na representação, defesa, promoção e apoio às empresas.